Edições Anteriores do Seminário

Sob a coordenação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), as duas primeiras edições do Seminário de Monitoramento Integrado com Radar Orbital foram realizadas em Brasília (DF), em 2016 e 2017.

A equipe técnica do Projeto Amazônia SAR convidou parceiros e referências da comunidade científica para discussão de métodos, resultados e experiências com uso das imagens de radar e outros trabalhos de especialistas nas temáticas de observação da Terra.

A terceira edição do seminário foi realizada em 2018, em Manaus (AM). Foi a primeira vez que a região Norte do Brasil recebeu um evento sobre o tema. O terceiro seminário teve o objetivo de divulgar os resultados do Projeto Amazônia SAR, a implantação do SipamSAR e discutir os dados provenientes da estação multissatelital.

O seminário contou com a participação de pesquisadores, civis e militares, de instituições do Brasil e do exterior, e representantes de instituições e empresas nacionais e internacionais que trabalham com dados de satélites de sensoriamento remoto que operam na faixa de micro-ondas (Radar).

A expectativa dos organizadores do Seminário é disseminar o uso de imagens de radar orbital no monitoramento florestal e ampliar a rede de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, consolidando resultados e experiências com uso da telemetria radar.